DÊ SANGUE

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

CONSTITUINTES DO SANGUE


O sangue é um fluido corporal, uma mistura coloidal onde várias células sanguíneas se encontram suspensas num líquido incolor chamado plasma. Um adulto possui aproximadamente 5 litros de sangue dos quais 55% representam o plasma sanguíneo e os restantes 45% as células nele suspensas: eritrócitos, leucócitos e plaquetas. As células sanguíneas formam-se na medula óssea a partir de células estaminais adultas.



Plasma



O plasma é o componente líquido do sangue e é constituído por cerca de 90% de água. Os restantes 10% representam sais minerais (sódio, cloro, potássio, cálcio, magnésio e fosfatos), compostos azotados (ureia, ácido úrico e creatinina), glicose, colesterol e triglicerídeos, proteínas, enzimas, anticorpos, hormonas, vitaminas, oxigénio, azoto e dióxido de carbono (provenientes do ar que respiramos). As proteínas são sintetizadas pelo fígado e são muito importantes pelas várias funções que apresentam, entre as quais a coagulação, manutenção da pressão osmótica e transporte de moléculas.



Células sanguíneas:



- Glóbulos vermelhos ou hemácias:


As hemácias são as células sanguíneas mais abundantes e são responsáveis pela cor avermelhada do mesmo. Esta cor é devida à presença de hemoglobina, pigmento que quando saturado de oxigénio é de um vermelho vivo mas que adquire um tom mais escuro à medida que o oxigénio é substituído pelo dióxido de carbono.
Estas células não têm núcleo nem organelos pelo que o seu tempo de vida é muito curto (cerca de 3 meses). Devido ao seu carácter elástico e deformável, facilitam o fluxo dentro dos vasos sanguíneos. A sua função é transportar oxigénio dos alvéolos pulmonares para as células e o dióxido de carbono destas para os alvéolos.



- Glóbulos brancos ou leucócitos:


Os leucócitos são as células sanguíneas responsáveis pela defesa do organismo contra substâncias estranhas e microrganismos patogénicos, constituindo o sistema imunológico. Existem em quantidades muito inferiores às dos eritrócitos




- Plaquetas:


As plaquetas são fragmentos celulares de megacariócitos (grandes células da medula óssea) libertados na circulação sanguínea. Têm dimensões reduzidas e não possuem núcleo.
As plaquetas são muito importantes na coagulação sanguínea e manutenção do sistema vascular, fazendo a reparação das paredes dos vasos. Quando há uma hemorragia, as plaquetas auxiliadas por proteínas chamadas factores de coagulação, vão tentar pará-la através de um mecanismo de defesa.

Nenhum comentário: