DÊ SANGUE

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

TIPOS DE SANGUE

Descoberta dos tipos de sangue

As primeiras tentativas de fazer uma transfusão de sangue de um ser humano para outro, só raramente eram bem sucedidas. Na maior parte das vezes ocorriam reações muito graves ou até fatais. A transfusão de sangue somente se tornou possível após a identificação dos tipos sanguíneos. Estes foram descobertos no início do século XX (cerca de 1900), quando o cientista austríaco Karl Landsteiner dedicou-se a comprovar que havia diferenças no sangue de diversos indivíduos.
Hoje em dia, sabemos que existem substâncias na superfície das hemácias chamadas antígenos, que são produzidas de acordo com a hereditariedade recebida através dos genes. Estas são capazes de estimular o organismo humano a produzir anticorpos pois, em condições normais, um organismo não os produz contra os seus próprios antígenos. Assim, ao encontrarem os anticorpos correspondentes, os antígenos da superfície das hemáceas provocam a aglutinação celular. Por esta razão, os antígenos dos eritrócitos são também chamados de aglutinógenos. Deste modo, a transfusão deve respeitar a presença dos antígenos especiais dos glóbulos vermelhos e dos anticorpos do plasma sanguíneo. Testes simples de laboratório permitem determinar o grupo sanguíneo dos indivíduos e identificar a presença de antígenos no sangue do doador e de anticorpos no sangue do receptor da transfusão. Caso a transfusão de sangue seja feita entre grupos sanguíneos incompatíveis, irá produzir reações tais como: hemólise, diversos graus de insuficiência renal e outras complicações, capazes de determinar a morte.




Diferentes tipos de sangue

São quatro os tipos sanguíneos, A, B, O e AB, classificados segundo a presença ou ausência de antígenos (Ag) na superfície dos glóbulos vermelhos ou de anticorpos (Ac) no plasma. As pessoas que tem sangue do tipo A apresentam anticorpos chamados de "Anti B", ou seja, são incompatíveis com o sangue do grupo B e vice e versa. Já as de sangue do tipo O (como não têm na membrana das suas hemácias essas características de A e de B), possuem ambos os anticorpos. Por último, as pessoas do grupo AB têm características tanto de A quanto de B e não possuem anticorpos. Esta é a primeira selecção no sangue em função do grupo sanguíneo ABO. Além do tipo de sangue A, B, AB ou O, há também na superfície da célula um outro marcador: a proteína D, do factor RH, presente em mais ou menos 75% das pessoas. Esse factor, quando presente, determina se o sangue é do tipo positivo, e quando está ausente, se se trata de sangue do tipo negativo. Esse factor é importante, pois uma pessoa com RH ausente, ou seja, negativo, só gera anticorpos quando for exposta, na sua vida, a uma transfusão de sangue do tipo positivo, ou nos casos das mulheres com RH negativo que estão grávidas e o feto tem com RH positivo. A Medicina já possui, actualmente, procedimentos e técnicas para atender com sucesso a casos como estes.





Fig 1 - Diagrama de compatibilidade



(Doadores do tipo O podem doar para A, B e AB; doadores do tipo A e B podem doar para AB.)



Sistema ABO

Os resultados das experiências realizadas por Landsteiner levaram-no a sugerir o Sistema AB0 e a considerar que havia três tipos de sangue: A, B e 0.Outros cientistas identificaram um quarto tipo, nomeado AB. A diferença entre esse grupo de sangue deve-se à presença ou ausência, nas hemácias, de uma substância chamada aglutinogénio A e B. Dependendo dessa substância na hemácia, existe no plasma uma substância chamada aglutinina, que pode ser Anti-A e Anti-B.





Fig 2 - Diferentes receptores e dadores


Distribuição dos grupos sanguíneos

A distribuição dos diferentes tipos de sangue na população humana não é uniforme: o mais comum é 0+, enquanto que o mais raro é o AB-. Além disso há variações na distribuição nos diferentes grupos étnicos: nos aborígenes da Austrália, 68 % são 0 e 32 % são A, enquanto que nos esquimós, 86 % são do tipo 0, já nos asiáticos a grande maioria da população é do grupo B.





Fig 3 - Distribuição do factor Rh mundial

Nenhum comentário: