DÊ SANGUE

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

PORQUÊ DAR SANGUE?




O sangue está desde tempos imemoráveis ligado ao simbolismo da vida e da morte. Isto acontece não por uma razão qualquer, mas pelo facto deste precioso tecido do nosso organismo desempenhar funções essenciais à nossa sobrevivência, como o transporte de oxigénio, nutrientes, hormonas, dióxido de carbono e outros produtos do catabolismo. Tendo, assim, uma enorme importância na vida humana.
Contudo, a sua constituição é de tal maneira complexa, que a medicina actual ainda não conseguiu arranjar um substituto que se lhe assemelhasse. Daí que seja essencial a nossa contribuição como seres humanos bondosos para que possamos continuar a salvar vidas.
Visto que o sangue é algo que não se pode fabricar, quando são necessárias transfusões apenas se pode contar com o existente nos serviços de sangue, o qual, por sua vez, depende do gesto humano daqueles que o doam. Todos os dias é necessário sangue nos hospitais para pessoas que sofrem de anemia, que foram vítimas de acidentes ou que foram submetidas a cirurgias, quimioterapia, entre outros casos.
Além de se saber que se está a praticar o bem, o dador de sangue tem regalias instituídas por lei e a associação humanitária de dadores de sangue dá-lhe tantas regalias como dá aos seus associados. Deste modo, pode-se referir as seguintes regalias: isenção de taxas moderadoras a quem dá sangue 2 vezes por ano (o hospital também isenta a Esposa e Filhos menores desde que o Dador tenha pelo menos 10 dádivas); atribuição de galardões simbólicos aos dadores pelo instituto português do sangue; … Dados estatísticos mostram que existem cada vez mais pessoas a doar o seu sangue. Contudo, não é suficiente.
Assim, é necessário sensibilizar as populações para a importância da doação de sangue e transmitir-lhes que é graças à sua contribuição que muitos seres humanos podem continuar a viver.
Seja solidário, dê sangue!








Nenhum comentário: